Uva congelada é refrescante e deliciosa! Aprenda a prepará-la.

Uva congelada é refrescante e deliciosa! Aprenda a prepará-la.

Frozen grapes served in a white bowl

Se você está pensando em fazer um snack saudável, saboroso e viciante para comer a hora que quiser, aqui vai uma dica: que tal começar a preparar uvas congeladas? Quem já experimentou a fruta desse jeito sabe bem do que nós estamos falando! Doce, porém bastante refrescante, esse lanche é o aperitivo perfeito para comer no intervalo das refeições – além de ser uma forma de variar o consumo diário do ingrediente (afinal, você não precisa comer a fruta apenas in natura). Quer saber como congelar uvas e transformá-las num delicioso snack saudável? Confira a matéria!

Uva congelada é um snack nutritivo e super simples de fazer em casa
Por ser naturalmente doce, rica em fibras, vitaminas do complexo B, antioxidantes e diversos sais minerais, como o cálcio, o ferro e o zinco, que fazem muito bem para nossa saúde, a uva já é uma fruta que merece fazer parte do nosso cardápio. Por isso, as uvas congeladas são uma forma diferente e nutritiva de comer o ingrediente, acrescentando-o ainda mais, de forma variada, no nosso dia a dia.

Mas afinal, como congelar as uvas e transformá-las em um aperitivo?
Você vai precisar de: 1 caixa de uva sem caroço, 1 assadeira (ou 1 saco de zíper para freezer e geladeira) e açúcar a gosto (opcional).

Para congelar as uvas e comer o snack a hora que quiser, o primeiro passo é colocá-las em uma peneira (ou em um recipiente comum) e lavar bem com água corrente – isso vai ajudar a remover qualquer impureza que estiver presente no cacho. Em seguida, despeje as frutas sobre algumas folhas de papel toalha, seque bem e deixe descansar por 5 minutos.

Para levá-las ao freezer, disponha as uvas sobre uma assadeira forrada com papel manteiga e espalhe o máximo possível para que elas não encostem umas nas outras (isso vai ajudar a evitar que as frutas fiquem grudadas quando congelarem). Se você quiser um método mais rápido, também vale colocar as uvas dentro de um saco de zíper (próprio para freezer) e congelar diretamente sem nem precisar destacá-las do cacho. Pode ficar tranquilo que o snack ficará delicioso do mesmo jeito!

Por fim, basta levar as uvas ao freezer e deixar congelando por pelo menos 4 horas (quanto mais frutinhas você estiver usando, mais tempo elas demorarão a congelar). Você pode até congelá-las de um dia para o outro, mas não deixe passar muito tempo para não afetar o sabor e textura. Se quiser deixar as uvas ainda mais docinhas, uma boa dica é polvilhar um pouco de açúcar antes de levar ao congelador.

Sirva as uvas congeladas com sorvete ou iogurte
Para variar ainda mais no consumo da fruta, que tal servir as uvas congeladas com uma porção de sorvete de sua preferência ou em uma taça com iogurte? Essa é uma boa forma de deixar as frutinhas congeladas ainda mais refrescantes e nutritivas. Basta ter criatividade!

Dicas:
Use uvas congeladas para manter o seu copo de vinho gelado sem ficar aguado.
Uvas roxas têm mais benefícios nutricionais e congelam melhor do que as verdes, mas algumas pessoas preferem as verdes congeladas. Experimente as duas variedades.
Evite usar papel manteiga (seja ecológico) e deixe a assadeira de lado. Basta agitar bem as uvas para deixá-las quase secas e colocar em um saco fechado. Coloque-as deitadas no congelador para que não se amontoem e formem apenas uma ou duas camadas. Elas congelam bem assim. Depois de uma semana perdem valor nutricional, mas não vão durar tudo isso!
Se quiser fazer uma raspadinha italiana de uvas, bata uma tigela de uvas até formar um purê e depois congele-o por algumas horas.
Lave as uvas e deixe-as secar naturalmente sobre uma toalha de papel por cerca de um dia. Retire-as dos cachos e coloque em um saco fechado.
Depois de secar as uvas, enrole cerca de 6 a 7 em um filme plástico (faça isso com todas as uvas do lote). Coloque os embrulhos em um saco ziploc. Isso funciona muito bem!
Tente congelar uvas roxas e verdes e depois misture-as em um saco. É uma ótima guloseima saudável.
Lave as uvas, coloque-as em um saco fechado e deixe-as guardadas. Quando quiser comer, passe-as para uma tigela.
Tente colocar todas as uvas em um saco grande e congelá-las assim durante meses. Elas não ficam grudadas e duram muito tempo.
Congele por cerca de duas horas.

Fonte: Casa Prática Qualitá/Wikihow