UMA RECEITINHA NADA “CRINGE”

UMA RECEITINHA NADA “CRINGE”

A chamada Geração Z, de pessoas nascidas entre 1995 e 2010, traz novos olhares sobre coisas e hábitos que sempre foram considerados normais (inclusive hábitos alimentares), que até tem um nome: cringe!

A expressão viralizou ano passado nas redes sociais e é um termo de origem inglesa usado como gíria para situações/coisas embaraçosas. Em tradução livre, significa vergonhoso. O suficiente para os jovens da Geração Z travarem uma batalha virtual, através de memes e muito quiz pela internet, em relação aos hábitos da Geração Millennial, composta por quem nasceu entre 1981 e 1995.

Esse embate de gerações não é de hoje, principalmente quando se trata de comidas e hábitos alimentares. O coquetel de camarão já foi cringe nos anos 1980. O mesmo aconteceu dez anos depois com o (inofensivo cajuzinho). Assim, como boa parte da mesa típica e colorida de aniversários. O naked cake que o diga. Bombou nos anos 2010 e, hoje, experimenta uma verdadeira crise de identidade.

Se observarmos bem, há uma remodelação de práticas anteriores. Há, por exemplo, quem considere o termo “plant based” o novo vegetarianismo. Enquanto que o shot à base de limão, cúrcuma e própolis é a evolução da simples água com limão. Em breve, haverá uma ressignificação para outros queridinhos dos millennials que adoram espaguete de legumes, tomate seco na salada e falar mal da lactose, ao mesmo tempo em que valorizam o óleo de coco. Mas longe de qualquer embaraço real, saiba que nada é proibido.

Sabendo-se que a geração Z se importa com sabor, lanches rápidos mas saudáveis, trazemos uma receita que é a prova de “cringe”!

SANDUÍCHE DE ABACATE, BACON E OVO

Comer abacate com sal e limão (ou com pão) já não é mais novidade. Agora, combinar a fruta com pastinha de ovos e bacon crocante… Isso sim é surpreendente! O nome? Abacabacon, meu amor!

  1. INGREDIENTES
  • 4 fatias de pão de fôrma
  • 2 ovos
  • 1 avocado
  • 3 colheres (sopa) de maionese (de preferência caseira)
  • 4 fatias de bacon
  • folhas de coentro a gosto
  • caldo de ½ limão
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora

MODO DE PREPARO

1. Numa panela pequena, coloque os ovos e cubra com água – coloque o ovo para cozinhar na água fria, assim ele não racha. Assim que a água começar a ferver, diminua o fogo e deixe cozinhar por 9 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
 
 2. Para fazer o crocante de bacon: forre um prato com duas camadas de papel-toalha; coloque as fatias de bacon sobre o papel, uma ao lado da outra, sem encostar e cubra com mais duas camadas de papel-toalha; leve ao micro-ondas para rodar por cerca de 2 minutos, em potência alta, até ficar dourado; retire as folhas de papel-toalha do prato para o bacon não grudar ao esfriar. Reserve.
 
 3. Leve ao fogo médio uma frigideira. Quando aquecer, coloque duas fatias de pão de cada vez e deixe dourar por cerca de 2 minutos de cada lado (se preferir, utilize uma torradeira). Reserve.
 
 4. Assim que estiverem cozidos, retire os ovos da panela com uma escumadeira e passe sob água corrente para esfriar. Sobre a tábua, role delicadamente para rachar a casca e descasque os ovos. Transfira para uma tigela e amasse bem com um garfo. Junte a maionese, tempere com sal e misture bem para formar uma pastinha.
 
 5. Corte o avocado ao meio, no sentido do comprimento. Despreze o caroço e descasque delicadamente com as mãos para manter o formato da fruta. Apoie a parte plana de cada metade na tábua e fatie no sentido do comprimento – deixe cerca de 1 cm da ponta sem cortar para as fatias não se soltarem. Aperte levemente para abrir cada metade em formato de leque e regue com o caldo de limão para não escurecer.

6. Assim que as fatias de bacon estiverem frias e crocantes, transfira para a tábua e pique grosseiramente para fazer uma farofinha (se preferir bata num pilão). Reserve.
 
 7. Para montar os sanduíches, espalhe uma camada generosa de pasta de ovos em 2 fatias de pão. Numa das pontas de cada fatia, coloque folhas de coentro a gosto e disponha um leque de avocado sobre a pasta de ovos. Polvilhe com a farofinha de bacon, tempere com pimenta-do-reino moída na hora a gosto e cubra com a outra fatia de pão. Sirva a seguir.

OBS: se preferir, não tampe com a outra fatia de pão e sirva o sanduíche aberto.