TIPOS DE MASSAS E SUAS MELHORES COMBINAÇÕES

TIPOS DE MASSAS E SUAS MELHORES COMBINAÇÕES

Saber combinar os tipos de massas e molhos pode fazer o que já é bom se tornar ainda melhor! Os italianos ensinam que cada tipo de massa é feita pensando na harmonização perfeita de seus acompanhamentos.

Nenhum detalhe é em vão. Cada corte, formato e ingredientes que fazem as texturas e sabores são criados para formar uma combinação perfeita!

Para que você entenda as melhores combinações, confira aqui algumas massas e quais são os molhos ideais que melhor harmonizam com elas.

>> Espaguete e Linguine

Essas massas, por serem de fios longos e al dente, combinam com molhos líquidos ou um pouco encorpados. Molho à bolonhesa, pesto, bechamel, de alho, ervas frescas, vegetais e frutos do mar harmonizam bem com esses tipos de macarrão. Espaguete e linguine, por vezes, são também usados no preparo do yakisoba, combinando perfeitamente com molho shoyu.

>> Tagliatelle, Papardelle e Fettuccine

As massas tagliattelle, parpadelle e fettuccine são mais achatadas e grossas, podendo ser servidas com muitos tipos de molhos. Entre eles estão os ragus, como ragu de frango, cordeiro, frutos do mar, cogumelos ou à bolonhesa, por exemplo. Podem também ser guarnecidas com carbonara e Alfredo.

>> Gnocchi

Essa é uma massa de tamanho pequeno ou médio, suave e com textura macia. Por esse motivo, casa bem com molhos de sabor mais intenso, como ragus, bechamel e molho de tomate. O bechamel é uma ótima escolha, especialmente quando misturamos sabores fortes, como queijo gorgonzola e cogumelos.

>> Fusili, Rigatoni, Macaroni, Penne e Farfale

Farfale, fusili, macaroni, penne e rigatoni têm em comum as curvas e buracos que absorvem melhor o sabor dos molhos. De estruturas variadas e tamanho médio ou pequeno, essas cinco massas combinam muito bem com a maior parte dos molhos. No entanto, os refogados, feitos com carnes e legumes, e os cremosos, à base de queijos, como ao sugo, alho e óleo e bechamel, são os mais indicados.

>> Capeletti, Conchiglione e Ravioli

Essas são massas recheadas, que são ótimas opções para ser servidas em sopas, gratinadas, acompanhadas de saladas ou ao molho. Para guarnecê-las, molho de tomate, bechamel, à bolonhesa e opções à base de manteiga e ervas harmonizam muito bem com esses tipos de massa.

>> Lasanha

Os molhos utilizados para acompanhar as lasanhas podem variar de acordo com o recheio escolhido. Recheios suaves combinam com molhos fortes, como ragus, por exemplo. Já para recheios de sabor intenso, você pode optar pelo bechamel ou molho de tomate, que são mais suaves.

>> Cabelo de anjo ou Cappellini

É a massa ideal para sopas ou para gratinar, por ser fina e suave. Os molhos para acompanhá-la podem variar conforme os ingredientes usados no preparo da receita. Entretanto, os molhos à base de ervas e tomates são ótimas combinações. Além disso, essa massa também pode ficar uma delícia servida na manteiga com ervas ou ao alho e óleo.