MÊS NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO TRÂNSITO/ MAIO AMARELO

MÊS NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO TRÂNSITO/ MAIO AMARELO

Safety belt safety first while driving. Fasten the car seat belt

Maio Amarelo chama nossa atenção para a Conscientização sobre Segurança no Trânsito. Todos os dias, dezenas de centenas de pessoas, tanto pedestres quanto motoristas ou passageiros, tornam-se vítimas de acidentes de trânsito evitáveis. Tais acidentes podem ser extremamente prejudiciais, emocional e fisicamente, para as pessoas envolvidas.

Além disso, a perda da vida ou de um membro pode colocar encargos econômicos desnecessários para famílias e indivíduos.

Ainda assim, a boa notícia é que, com os devidos cuidados e atenção às regras de segurança no trânsito, tais incidentes podem ser evitados. Desde seguir as regras de trânsito ao dirigir ou andar de veículo, até andar na calçada, e atravessar corretamente na faixa como pedestre, juntos podemos trazer mudanças positivas para nossas vidas e para os outros.
 
 HISTÓRICO DO MÊS NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO TRÂNSITO
 

O Mês Nacional de Conscientização do Trânsito visa esclarecer as regras de segurança que podem ajudar a evitar que acidentes maiores ou menores ocorram. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano mais de um milhão de pessoas são vítimas de acidentes fatais de trânsito. A organização também informa que cerca de 20 a 50 milhões de pessoas ficam feridas em incidentes relacionados ao trânsito. A OMS e outras agências afirmam que essas estatísticas devem ser tomadas com cautela, porque esses casos são apenas os que são relatados e muitos outros casos não são relatados.

Cerca de 60% dos acidentes ocorrem em apenas nove países, que incluem Índia, China, México, Rússia e Brasil. Uma vez ocorrido um acidente de trânsito, as pessoas envolvidas podem sofrer cargas emocionais, físicas, sociais e econômicas. Ter que cuidar de todos esses traumas pode se tornar difícil.
 
 A globalização fez com que muitas pessoas viajassem em veículos e também pudessem comprá-los. Tornou-se importante, agora mais do que nunca, conhecer e aderir às regras de segurança no trânsito. Estudos mostram que muitos acidentes de trânsito acontecem quando as pessoas não respeitam o limite de velocidade. Ao ultrapassar o limite de velocidade ou abaixo dele, os veículos podem se tornar um incômodo na estrada, principalmente para quem está dirigindo na velocidade recomendada. Outro fator é a distração das pessoas enquanto dirigem, e essas distrações podem ser desde não prestar atenção na estrada ou nos veículos ao seu redor, ou falar ao celular ou com outros passageiros ao volante, até comer/beber/estar bêbado enquanto dirigir.

Os pedestres também contribuem significativamente para o alto percentual de acidentes de trânsito que ocorrem. Eles cruzam áreas não designadas ou o fazem de forma descuidada. Muitos estudos de pesquisa mostraram que a maioria dos acidentes rodoviários relacionados a pedestres ocorre durante a tarde ou à noite.
 
 CRONOGRAMA DO MÊS NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO TRÂNSITO
 

1771
 Um acidente de veículo movido a vapor na França
 O veículo movido a vapor de Nicholas-Joseph Cugnot bate em um muro na França, com o incidente sendo registrado como o primeiro acidente automobilístico na história do mundo.
 


 1869
 Primeira fatalidade em acidente de carro
 A cientista irlandesa Mary Ward é jogada para fora de um veículo em movimento e sob as rodas, resultando em sua morte.
 
 1891
 Primeiro acidente de carro na América
 O primeiro acidente de carro registrado na América envolve John Lambert e James Swoveland batendo seu carro em uma árvore.
 
 século 21
 Aumento de Acidentes de Trânsito Devido à Globalização
 A globalização leva a um aumento dos acidentes de trânsito, que resultam em mortes e ferimentos graves e secundários.
 
 
 Por que dirigir distraído é perigoso?
 A condução sem distrações é uma necessidade, pois minimiza os acidentes de trânsito, reduzindo drasticamente as mortes e ferimentos graves ou leves. A conscientização do tráfego também pode garantir um fluxo e funcionamento suaves do tráfego.
 
 COMO OBSERVAR O MÊS NACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO TRÂNSITO
 

Preste atenção na estrada
 Seja você motorista, passageiro ou pedestre, você estará usando a estrada de uma forma ou de outra. É por isso que é crucial que você preste atenção a tudo o que está acontecendo ao seu redor. Estando alerta, você garantirá a sua segurança e a dos outros.
 
 Incentivar as regras de segurança no trânsito
 Parte de ser um cidadão responsável no mundo de hoje é ser responsável por aderir às regras de segurança no trânsito. Sempre siga-os e incentive os outros a fazê-lo também.
 
 Promessa de segurança e conscientização no trânsito
 É de extrema importância que cuidemos de nossas vidas enquanto podemos. Viver a vida no limite acelerando ou atravessando a estrada durante o trânsito intenso pode trazer uma emoção momentânea, mas também pode resultar em danos irreversíveis. Então, neste mês de maio, comprometa-se a cumprir todas as regras de segurança de trânsito.

PORQUE O MÊS NACIONAL DE CONSCIÊNCIA DO TRÂNSITO É TÃO IMPORTANTE?
 

É um lembrete de conscientização de trânsito
 As regras de conscientização de trânsito estão em vigor para nossa segurança. Segui-las e garantir que as pessoas ao nosso redor os sigam é parte de nosso dever civil. Embora tenhamos os departamentos de polícia, seguros e hospitais para cuidar de nós, ainda é melhor ter cautela o tempo todo.
 
 É um lembrete de segurança
 Como dizem, melhor prevenir do que remediar. Esta frase não pode ser mais verdadeira quando se trata das regras da estrada. Praticar a segurança é essencial para o nosso bem-estar físico e mental. Também ensinará os jovens adultos e crianças em nossas vidas a serem cautelosos enquanto estão na estrada.
 
 É uma celebração da vida
 A vida tem muitos grandes momentos nela. Alguns já experimentamos e gostaríamos de experimentar novamente, enquanto alguns estão esperando que os experimentemos no futuro. A única maneira de alcançarmos todos esses momentos é se valorizarmos nossa vida e a protegermos bem.