No dia 19 de maio, é celebrado o Dia Mundial das Doenças Inflamatórias Intestinais. A Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) alerta para o aumento da prevalência desses males no Brasil, chamando a atenção para a causa por meio da campanha Maio Roxo.
Segundo a entidade, as doenças inflamatórias intestinais atingem mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e não têm cura, mas o diagnóstico precoce ajuda a estabelecer um tratamento para melhorar a qualidade de vida. No Brasil, tem sido observado aumento dos casos nos últimos anos, sendo as mais comuns a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa.
O custo da DII é significativo, pois essas condições geralmente causam diarreia, dor e sangramento no trato gastrointestinal (GI), unidos a sintomas gerais como fadiga, febre e perda de apetite. Pessoas com DII também correm maior risco de desenvolver outras condições crônicas de saúde, como câncer, doenças renais e doenças cardíacas. É essencial que as pessoas reconheçam os sinais de DII e procurem tratamento, o que pode colocar a doença em remissão – reduzindo a carga diária da doença e ajudando a prevenir complicações potencialmente perigosas. Tanto para a colite ulcerativa quanto para a doença de Crohn, estar em remissão durante um determinado ano reduz as chances de recaída (crise) da doença no ano seguinte, de acordo com a Crohn’s & Colitis Foundation.
A conscientização sobre a DII é mais importante do que nunca. À medida que mais pessoas desenvolvem essas doenças, cresce a necessidade de pesquisas e avanços no tratamento – os quais exigem arrecadação de fundos e defesa. Portanto, não é surpresa que na última década tenham surgido esforços organizados para chamar a atenção para o DII em todo o país.
Pensando nessas informações, separamos 3 receitas para você!
Confira:
- Sorbet de Toranja (ou de laranja mesmo)

Ingredientes:
1 ½ copo de açúcar
¾ xícara de água
1 colher de sopa de casquinha da toranja ralada
1 ¼ xícara de suco fresco de toranja
¼ xícara de suco de lima
1 clara de ovo
Modo de preparo
Misture o açúcar, a casquinha ralada e água. Ferva e retire do fogo quando o açúcar estiver derretido por completo. Então, adicione o suco de toranja e de lima.
Coloque a mistura num pote com tampa e leve-o no refrigerador por 6 horas. Após, adicione a clara em neve (não muito batida) na mistura até ficar bem homogêneo.
Coloque no congelador em formas de sua preferência por duas horas e pronto para saborear! Consuma-o no máximo em três dias para que você sinta o frescor da fruta.
- Biscoitos cítricos

Ingredientes
6 colheres de gordura vegetal
1 xícara de açúcar
2 ovos
1 colher de sopa de baunilha
1 colher de sopa de casquinha de laranja ralada
1 colher de sopa de casquinha de lima ralada
1 colher de sopa de casquinha de limão ralado
2 xícaras de farinha de trigo
¼ de colher de sopa de sal
1 colher de sopa de fermento
Modo de preparo
Bata a gordura vegetal e o açúcar numa batedeira até que forme uma massa homogênea. Adicione os ovos, baunilha e as casquinhas das frutas. Continue batendo.
Misture separadamente a farinha de trigo, o sal e o fermento (partes secas).
Adicione as partes secas já misturadas na mistura anterior até que uma massa consistente se forme. Divida a massa em dois pedaços. Enrole cada pedaço no formato de uma tora e coloque-os em um tabuleiro.
Asse-os por 30 minutos em 180o. Retire-os do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Corte em pedaços mais finos com uma faca de serrinha. Coloque o biscoito já serrado no tabuleiro novamente e asse-os por mais 5 minutos para ficarem bem crocantes.
- Bolo para o café da tarde

Ingredientes
½ xícara de gordura vegetal
1 xícara de açúcar
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo
¼ de colher de sopa de sal
2 colheres de fermento
1 xícara de creme azedo (sour cream) de soja
1 colher de sopa de essência de baunilha
Cobertura:
2 colheres de sopa de canela
½ xícara de açúcar mascavo
1 colher de sopa de gordura vegetal
Modo de preparo
Misture até que se crie uma massa homogênea a gordura vegetal e o açúcar (use uma batedeira se necessário). Adicione os ovos e a essência de baunilha.
Misture os ingredientes secos (farinha, fermento e sal) e então misture-os com a outra massa juntamente com o creme azedo. Bata tudo.
Aqueça o forno em 180o. Misture todos os ingredientes da cobertura. Unte uma forma, coloque a massa no tabuleiro e a cobertura por cima. Passe uma faca por cima para que o açúcar mascavo possa incorporar-se à massa. Asse o bolo por 50 minutos. Deixe esfriar por 10 minutos antes de servir. Se quiser polvilho com açúcar de confeiteiro.