CONGELE SUA COMIDA SEM PERDER OS NUTRIENTES!

CONGELE SUA COMIDA SEM PERDER OS NUTRIENTES!

Cuidar de comida congelada em casa é um verdadeiro mistério para muitas pessoas. Se muita gente acredita que ao congelar a comida ela perde a sua qualidade, é importante saber que é possível colocar seus alimentos no freezer sem que eles percam todos os seus nutrientes. Confira dicas para fazer todo o processo de forma correta.

Embalagem

Na hora de congelar a sua comida, lembre-se sempre de que a embalagem deve ser sempre à prova d’água, com o mínimo de ar possível dentro (preferencialmente a vácuo). O recipiente ideal é aquele que não deixa a comida entrar em contato com o ar do freezer, não rasga, é resistente à gordura, gruda no alimento antes de congelar e também se solta com a mesma facilidade. Tudo isso para preservar as características do alimento da melhor forma possível. Embalagens a vácuo ou até mesmo um filme plástico bem utilizado são boas opções para guardar alimentos congelados.

Para os vegetais

Na hora de congelar os seus vegetais, é muito importante o processo chamado de branqueamento, que nada mais é do que um cozimento rápido, de aproximadamente 4 minutos, para evitar maiores perdas de vitaminas. É importante lembrar que as verduras não podem ser congeladas e as ervas podem, mas devem ser utilizadas logo após o descongelamento. Alimentos como alho, cebola e salsinha podem ser conservados por até 6 meses de forma congelada.

Para as carnes

Todos os tipos de carnes podem ser congelados, sendo que o ideal é o congelamento da carne fresca. A carne que é congelada ainda crua deve ser colocada no freezer novamente após ser transformada em receita (cozida, grelhada ou assada). Para armazenar a carne, também não é aconselhável lavar ou temperar antes do preparo, sendo o recomendado apenas retirar os ossos e o excesso de gordura. Para embalar, evite folhas de alumínio, que podem grudar na carne e ressecá-la.

Descongelando

Ao descongelar, cada tipo de alimento conta com suas particularidades. Doces como frutas, bolos e tortas devem ser descongelados na embalagem e em temperatura ambiente. Carnes cruas e queijos devem ser mantidos na geladeira até o descongelamento. E os alimentos prontos são os que podem ser levados do freezer diretamente para o aquecimento. Mas o fogão e o micro-ondas podem acentuar as perdas de nutrientes da sua comida.

Alimentos que não podem ser congelados

Por perderem todas as suas características de sabor e textura, alguns alimentos não devem ser congelados. Maioneses, saladas, gelatinas, pudins e curais, batatas e ovos cozidos são exemplos desses tipos de comida. Lembre-se que o tempero e o cozimento se acentuam durante o período dos alimentos no freezer, então tempere de forma leve e cozinhe no ponto mínimo, para ter a comida no ponto certo para o consumo. Seguindo alguns desses truques, você sempre terá comida congelada com aparência e sabor de fresquinha em sua casa.

Deixe um comentário.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *