Como montar bolo em camadas mantendo a sua firmeza

Como montar bolo em camadas mantendo a sua firmeza

Fazer um bolo perfeito é uma arte, ainda mais quando falamos de bolo em camadas. Apesar de parecer uma tarefa simples, montar um exige técnica, já que, se feito da maneira errada, pode entortar ou até mesmo acabar desabando de uma vez só. Por isso, se você querendo fazer um belo bolo de aniversário, ou está começando a aprender a arte da cozinha, a gente te ensina o passo a passo de como montar um bolo em camadas sem perder a firmeza. Confere só!

Para montar as camadas do bolo, prepare vários
O ideal para montar um bolo em camadas é assar mais de um, para não correr o risco de deixá-las finas demais e perder a firmeza. Uma dica para mantê-las mais igualitárias é usar a mesma quantidade de massa para todas as camadas. Você pode fazer isso com o auxílio de uma balança de cozinha ou de um copo americano grande, medindo a massa por mililitros.

Escolha formas altas se for usar um único bolo
Se você quer poupar tempo e fazer um bolo só para depois cortar, o ideal é que ele seja assado em uma forma mais alta, para que as camadas fiquem mais robustas. De preferência, use uma forma arredondada e sem furos, para facilitar o trabalho de cortar as camadas.

Apare a parte mais alta dos bolos
A primeira coisa que se deve fazer para montar o seu bolo em camadas é aparar o topo do bolo, que geralmente fica com aquele “morrinho” mais elevado. Você deve cortar a parte alta justamente para deixá-la mais uniforme e com a mesma altura. Utilize uma faca sem serra e afiada para cortar.

Cortando o bolo: o truque do fio dental ou de nylon
Esse é um truque de vó para cortar bolos em camadas: como é difícil circundar o bolo com um faca de tamanho normal, uma forma rápida e prática de cortar as camadas é usar um fio de nylon ou fio dental. Use palitos de dente (ou de churrasco) para marcar os locais a serem cortados e circule o bolo com um fio. Depois, é só puxá-lo até que ele tenha cortado todo o bolo!

Para igualar as camadas, o ideal é usar a régua
Para manter as camadas sempre iguais, você pode usar uma régua para medir qual é o tamanho exato de cada bolo, também considerando o recheio. Tenha bom senso na hora de medir as camadas, para não deixá-las finas demais. Uma dica: divida o bolo em camadas a partir de 2,5 cm.

Recheando o bolo em camadas
A parte mais importante na hora de confeccionar um bolo em camadas, é, sem dúvida, recheá-lo! Uma boa dica para esse momento é cortar um círculo de papel manteiga na medida do bolo, colocar o recheio no círculo e transferi-lo para o bolo. Porém, se tiver mais habilidade, você pode rechear diretamente no bolo, com o auxílio de uma espátula.

Fonte: Casa Prática Qualitá