COMO LIMPAR SINTECO? APRENDA A CONSERVAR ESSE REVESTIMENTO.

COMO LIMPAR SINTECO? APRENDA A CONSERVAR ESSE REVESTIMENTO.

Pisos de madeira com revestimento em sinteco propiciam um ambiente charmoso e de brilho intenso. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir o resultado por mais tempo.
Responsável por conceder brilho e resistência aos pisos de madeira – desde tacos até tábuas corridas -, o sinteco é um tipo de verniz transparente que, após a aplicação, requer alguns cuidados de manutenção no dia a dia. O grande diferencial desse revestimento é que ele preserva melhor a madeira – evitando o surgimento de cupins, fungos e bactérias -, concede um acabamento interessante, é bem fácil de limpar e tem uma durabilidade mínima de 8 anos quando bem conservado. Resumindo, é um ótimo investimento para os pisos da casa! Só que para manter esse tipo de verniz em bom estado, é de suma importância seguir todas as orientações de limpeza e seguir algumas dicas de conservação. Aqui, você aprende como limpar sinteco e formas de conservá-lo por mais tempo. Vale a pena dar uma conferida!

Dicas de como limpar piso de madeira com sinteco sem danificar a resina:
Apesar de demandar maiores cuidados durante a faxina, o sinteco é um tipo de revestimento que acaba valendo muito a pena – pois além de proteger a madeira, também impede o acúmulo excessivo de sujeiras, o que facilita bastante a limpeza dos pisos! Dá uma olhada no passo a passo que recomendamos:

Comece tirando a poeira com uma vassoura de pelos:
Para começar, você deve tirar toda a poeira do sinteco usando uma vassoura de pelos (ou de cerdas macias) – assim, não corre o risco de o acabamento ficar arranhado a longo prazo. Outra sugestão interessante e bem prática é recorrer ao aspirador de pó, mas lembre-se de usar sempre um bocal com cerdas na extremidade para não correr o risco de danificar o piso, ok?

Use um pano umedecido para limpar bem o piso sinteco:
Depois de tirar a poeira do piso sinteco, chegou a hora de dar uma limpeza mais caprichada! Para isso, use um pano de chão umedecido acoplado em um rodo (ou um esfregão com pouca água) para esfregar bem o revestimento. O mais importante é que o pano nunca esteja encharcado, mas apenas levemente umedecido. Para tirar toda a água depois, se necessário, passe um pano seco e macio. Vale destacar que, caso o sinteco fique muito molhado, corre o risco de o piso ganhar manchas e perder resistência. Portanto lembre-se de garantir que o revestimento esteja seco após a limpeza, ok?

Evite usar álcool, detergente, produtos abrasivos ou cera no sinteco:
A única desvantagem do sinteco é que, por ser um tipo de resina que exige maiores cuidados, acaba sendo mais vulnerável aos produtos de limpeza. Por isso, o ideal é evitar ao máximo o uso de itens como detergente, álcool, desinfetante, cera e principalmente produtos abrasivos. Até mesmo produtos comuns específicos para madeira, usados a longo prazo, podem acabar desgastando o verniz.

Sinteco recém-aplicado
O sinteco necessita de um período médio de um mês para estar bem curado. Nesse tempo, a falta de cuidado pode significar danos no revestimento. Por isso, é importante seguir alguns passos, como:

  • usar vassoura de pelo suave, a qual não é abrasiva;
  • remover a sujeira também com o uso do aspirador de pó;
  • evitar a utilização de pano encharcado. Basta umedecê-lo;
  • se usar pano úmido, utilizar um seco em seguida para evitar manchas;
  • ao usar produtos, procure os que são específicos para sinteco;
  • não use cera.

O que você pode fazer é comprar um produto específico para a limpeza de sinteco – basta ler a embalagem e, assim, conferir se o limpador de madeira em questão se aplica a revestimentos com resina. Aí não tem erro! Ainda assim, lembre-se de que o ideal é fazer uma limpeza simples e rotineira, apenas com uma vassoura e um pano umedecido. A boa notícia é que, ao fazer uma manutenção semanal, é fácil manter o sinteco sempre limpo e brilhante, sem precisar recorrer a produtos específicos.

Obs.: Caso o piso esteja muito sujo, você pode usar uma mistura de água com um pouco de vinagre branco para limpar pontualmente o sinteco.

Não use vassouras de cerdas duras e proteja o sinteco contra a luz solar intensa:
Outra dica importante para conservar melhor o piso sinteco é evitar vassouras de cerdas duras ou objetos pontiagudos durante a faxina. Além disso, o ideal é que o revestimento não fique exposto direto à luz solar intensa – pois isso pode enfraquecer a resina e diminuir o seu brilho com o passar do tempo. Por isso, uma boa dica é deixar as cortinas fechadas na hora do dia em que o sol estiver mais forte.

Fonte: Blog Limpeza.com/Casa Prática Qualitá