Comidas típicas de Festa Junina

Comidas típicas de Festa Junina

Além do milho e do amendoim, outros pratos marcam as comidas típicas das festas juninas.

Com a chegada no Brasil, em meados do século XVII, as Festas Juninas foram aos poucos absorvidas pela cultura dos brasileiros e também adquiriram diversos aspectos que já eram comuns a esse povo. Além das danças em volta da Fogueira de São João, as comidas são ícones importantes dessa comemoração.

Confira essa receita deliciosa para você fazer e servir na sua festança!

BOLO DE PAÇOCA

A paçoca de rolha é a alma deste bolo. Ele leva paçoca na massa, na cobertura (que é de doce de leite) e na decoração. E pode ficar com a consciência tranquila: paçoca não é produto ultraprocessado. Esse docinho que é a cara do Brasil é feito com amendoim, açúcar e sal. Pode curtir à vontade esse escândalo de bolo!

PARA O BOLO

INGREDIENTES

5 unidades de paçoca de rolha

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

3 ovos

1 xícara (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de leite

⅓ de xícara (chá) de óleo

1 pitada de sal

manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a forma

MODO DE PREPARO

Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Unte com manteiga uma forma redonda com furo no meio de 24 cm de diâmetro. Polvilhe com farinha, chacoalhe para espalhar e bata bem na pia para retirar o excesso.

Numa tigela, misture a farinha com o fermento e reserve – assim o fermento se distribui melhor na massa e você evita mexer demasiadamente a massa.

Numa tigela pequena quebre um ovo de cada vez e transfira para o liquidificador – se um estiver estragado você não perde a receita. Junte o leite, o óleo, o açúcar, o sal e bata bem até ficar liso. Adicione as paçocas e bata no modo pulsar, para misturar sem triturar totalmente – assim o bolo fica com pedacinhos da paçoca.

Transfira a mistura líquida para uma tigela grande. Adicione a farinha com o fermento em 3 etapas, passando pela peneira. Misture delicadamente com o batedor de arame a cada adição para incorporar.

Transfira a massa do bolo para a forma untada e leve ao forno para assar por cerca de 45 minutos. Para verificar: espete um palito na massa, se sair seco está pronto, do contrário, deixe assar por mais alguns minutos. Enquanto isso, cozinhe o doce de leite da cobertura.

Assim que estiver assado, retire o bolo do forno e espere amornar por 30 minutos para desenformar. Espere esfriar completamente antes de colocar a cobertura e servir.

PARA A COBERTURA

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado (395g)

4 unidades de paçoca de rolha

⅓ de xícara (chá) de leite

1 pitada de sal

MODO DE PREPARO

Retire o rótulo de papel da lata de leite condensado e, com uma faquinha ou espátula raspe qualquer resíduo de cola – isso evita que a válvula da panela de pressão entupa.

Coloque a lata (fechada) na panela de pressão e cubra com água, até preencher dois dedos acima da lata. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que a válvula começar a apitar, abaixe o fogo e conte 35 minutos.

Desligue o fogo e espere o vapor sair completamente da panela antes de abrir a tampa. Com uma pinça, retire a lata da panela, tomando cuidado para não se queimar. Espere a lata esfriar completamente em temperatura ambiente, por no mínimo 2 horas, antes de abrir (se preferir, prepare o doce de leite no dia anterior).

Atenção: inicie o preparo da cobertura apenas com o bolo já desenformado e completamente frio.

Esfarele 3 paçocas e, com uma colher, passe por uma peneira de malha grossa sobre uma tigela até obter uma farofa bem fina – assim ela se mistura melhor à cobertura, além de deixar o visual mais bonito. Reserve o farelo grosso de paçoca que sobrar na peneira para a decoração.

Leve uma panela pequena com o doce de leite ao fogo baixo e mexa com um batedor de arame por cerca de 4 minutos até amolecer. Adicione a farofa fina de paçoca e misture bem para incorporar. Junte o leite de uma só vez e mexa por cerca de 2 minutos, até a cobertura ficar marcada pelo batedor – para verificar o ponto, levante uma porção da cobertura e deixe pingar uma gota, ela não deve ser reabsorvida pelo creme.

Transfira para uma tigela para evitar que o calor da panela continue cozinhando os ingredientes e a cobertura fique grossa demais. Com uma concha pequena, regue metade da cobertura ainda quente sobre o bolo – sirva o restante da cobertura à parte. Espalhe o farelo de paçoca reservado sobre o bolo. Quebre a paçoca restante e espalhe também sobre o bolo para decorar. Sirva a seguir ou mantenha em temperatura ambiente por até 3 horas.

Via: Panelinha