
Uma receita que sempre marca presença nas festas de São João, e a canjica, e é um doce com sabor de infância. O toque diferente fica por conta das raspas de laranja e mel.
Essa delícia que tem origem africana, e vai bem em qualquer época do ano, especialmente no inverno. Aposte nessa receitinha diferente, e faça sucesso!
INGREDIENTES
1 xícara (chá) de canjica
1 litro de água
1 xícara (chá) de leite
200 ml de leite de coco
½ xícara (chá) de açúcar
3 cravos-da-índia
1 rama de canela
raspas de 1 laranja-baía
mel a gosto para servir
amendoim torrado sem casca e picado a gosto para servir
MODO DE PREPARO
Numa tigela, coloque a canjica e cubra com 3 xícaras (chá) de água. Tampe com um prato e deixe de molho em temperatura ambiente por 12 horas – o demolho amolece o milho e retira o excesso de amido.
Passado o tempo do demolho, escorra a água e transfira a canjica para a panela de pressão. Adicione 1 litro de água, os cravos e a canela. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.
Após os 40 minutos de cozimento, desligue o fogo e deixe toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Adicione o leite, o leite de coco e o açúcar. Volte a panela sem a tampa ao fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos, ou até o caldo engrossar levemente. Atenção: se você estiver preparando a canjica no dia anterior ao de servir, ou se prefere comer a canjica fria, deixe cozinhar por menos tempo, cerca de 20 minutos, pois a canjica engrossa bastante ao esfriar.
Desligue o fogo e transfira a canjica para uma tigela. Sirva a seguir regada com raspas de laranja, mel e polvilhada com amendoim.
Receita: Panelinha