8 FRUTAS QUE GATOS PODEM COMER SEM MEDO

8 FRUTAS QUE GATOS PODEM COMER SEM MEDO

Assim como os humanos, animais também têm necessidades básicas e os cuidados com a sua saúde e principalmente com a sua alimentação são fundamentais para que eles tenham uma boa vida.

Neste sentido, muitos tutores ainda têm dúvida sobre o que realmente os bichanos podem ou não comer, bem como frutas que gatos podem comer e outros alimentos que compõem uma alimentação mais natural.

Apesar da dieta felina ser à base de rações secas e úmidas, existem alguns alimentos que gatos podem comer que também fazem parte da nossa alimentação. O grupo das frutas é um bom exemplo desse caso. Veja nessa lista 8 frutas que gatos podem comer sem medo para que você possa incrementar o cardápio do felino sem oferecer, por engano, as alternativas que devem ser evitadas. Continue lendo a matéria!

  1. Maçã
    Fonte de nutrientes que ajudam a melhorar o metabolismo do pet, como as fibras alimentares, e a maçã é uma boa opção de fruta para os gatos. Ela é indicada, inclusive, em dietas para gatos obesos que precisam ter uma alimentação balanceada. Além disso, a maçã é rica em vitamina A, C e do complexo B. Para oferecê-la ao felino, basta remover as sementes da fruta.
  2. Melancia
    Por ser uma fruta majoritariamente composta por água, a melancia é uma das melhores escolhas para oferecer ao bichano. Ela é suculenta, refrescante e ajuda a hidratar os felinos que não têm o hábito de beber água com frequência. Fora isso, ela é rica em potássio, que ajuda a melhorar as funções musculares do animal, vitamina C, licopeno e outras propriedades fazem bem para o coração. Só não se esqueça que, assim como a maçã, a melancia também deve ser oferecida sem sementes!
  3. Morango
    Apesar de fazer parte do grupo de frutas cítricas, o morango é uma ótima opção de lanche para os felinos. Ele é fontes de antioxidantes que ajudam a fortalecer do sistema imunológico do animal e, apenas com esse motivo, já é uma opção bastante indicada. Mas a fruta também se sobressai devido à alta concentração de vitamina C, que atua na cicatrização e no combate à anemia por aumentar a absorção do ferro. Para oferecê-lo ao bichano, uma boa dica é servir a fruta com algumas colheres de iogurte desnatado, outro aperitivo interessante para a dieta dos felinos.
  4. Pera
    A pera é outra fruta atraente para os gatos. Saborosa e suculenta, ela é rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e podem ser boas aliadas para manter a alimentação do pet equilibrada. Da mesma forma que a maçã e a melancia, ela deve ser oferecida sem sementes ou caroços e possui boas quantidades de vitamina C.
  5. Mirtilo
    Conhecido como a “fruta da longevidade”, o mirtilo (ou blueberry) é um alimento nutritivo cheio de propriedades antioxidantes que podem beneficiar a saúde do felino. Ele auxilia no índice glicêmico, diminui riscos de problemas cardiovasculares e melhora a visão dos gatinhos.
  6. Pêssego
    Usado no preparo de sucos e receitas de sobremesas, o pêssego é outra sugestão de fruta permitida no cardápio felino. Seu consumo ajuda a fortalecer os ossos e os dentes do pet e oferece nutrientes como vitamina K, fibras e magnésio.
  7. Melão
    Por ser um alimento funcional, o melão é uma das melhores escolhas de frutas para o gato. Ele é super-hidratante, possui nutrientes que ajudam a prevenir problemas inflamatórios, faz bem para a digestão do bichano e ainda fortalece a imunidade.
  8. Banana
    Fonte de potássio, vitaminas, sais minerais e bastante frutose (o açúcar natural das frutas), a banana costuma ser um dos petiscos favoritos para os gatos. Afinal, além de ser uma opção nutritiva, ela é bastante saborosa. Mas justamente por conta da grande quantidade de açúcar, a fruta deve ser oferecida com moderação, tomando cuidado para não aumentar a glicose dos felinos.

Obs.: Não se esqueça de consultar o veterinário antes de trocar a dieta do seu gato. Só ele poderá dizer a quantidade ideal de frutas que os bichinhos podem consumir por dia e quais outras são recomendadas.

Fonte: ABC Reporter/O diário