5 dicas para organizar a lista de compras

5 dicas para organizar a lista de compras

Uma lista de compras deve contemplar as necessidades de consumo da sua família e as demandas da sua casa. E para te ajudar na administração da rotina do lar, veja as dicas:

Deixe a lista em um local visível
Armazene sua lista de compras em um local sempre visível, como na porta da geladeira, por exemplo, assim você pode atualizá-la sempre que necessário ou quando notar que algo está faltando na despensa. Isso também te ajudará a lembrar de levá-la quando for ao supermercado.

Faça o cardápio da semana
Ao definir o cardápio da semana, com as principais refeições do dia, fica muito mais fácil estabelecer os itens que não podem faltar na sua lista de compras. Além de deixar tudo mais prático, você compra somente o que vai utilizar e evita o desperdício e gastos desnecessários.

Organize categorias
Ao fazer sua lista, divida os produtos em categorias como alimentos, limpeza, higiene, etc, assim suas compras ficam muito mais fáceis e você não perde tempo dentro do supermercado.

Defina a quantidade de itens
Observe os itens que você mais usa em sua casa e quantidade que é necessária para determinado período de acordo com a frequência que você faz compras. Dessa forma, você tem um melhor controle da sua despensa e diminui os riscos de sofrer com a falta ou excesso de algum produto.

Priorize itens essenciais
Ao fazer sua lista, dê preferência para anotar itens que são realmente necessários e que você, com certeza, irá utilizar no dia a dia, principalmente se a grana estiver curta e o desejo for economizar. Ao organizar uma lista de casal, por exemplo, leve em consideração o gosto dos dois e as necessidades individuais para ponderar o que não pode faltar.

Com todas essas dicas, o planejamento da sua rotina fica muito mais descomplicado e você consegue otimizar suas compras!

Fonte: Tua Casa