4 DICAS PARA ADMINISTRAR O DINHEIRO DE CASA

4 DICAS PARA ADMINISTRAR O DINHEIRO DE CASA

O começo da vida a dois é o melhor momento para alinhar as finanças do casal. Aproveite para organizar o orçamento e crescer juntos, a gente ensina!

O início da vida a dois é, sem dúvidas, o melhor momento para começar um planejamento financeiro sólido — afinal, é a hora em que um realmente se ajusta ao outro, e isso inclui os hábitos com dinheiro. Não deixe essa hora passar!

A seguir, confira algumas dicas para administrar o orçamento da casa.

1. Conversem sobre finanças

O primeiro passo é dar espaço para que esse assunto seja discutido. É preciso ser transparente e abrir o jogo sobre receitas, despesas e sonhos. Conheçam a forma em que cada um lida com sua própria grana para que, juntos, vocês aprendam a melhor maneira de se planejarem.

Dinheiro é um tabu tão grande para alguns casais que é comum que uma das partes se endivide e a outra nem desconfie. Isso acaba com a confiança mútua e pode ser um risco para o casal.

2. Ajustem o orçamento

Pode ser que um de vocês não abra mão da TV por assinatura, enquanto o outro faz questão de comer fora de casa aos fins de semana. “Vocês devem encontrar uma maneira de equilibrar tudo isso no orçamento. Esses ajustes podem ser trabalhosos no começo, mas esse mapeamento é fundamental”, recomenda Fynn Kreuz, sócio do Numbrs, aplicativo europeu especializado em gestão financeira pessoal.

O ideal é que vocês compartilhem gastos. Uma boa maneira de se organizarem é cada um dar um percentual do salário para bancar as contas da casa e guardar outra parte para gastos individuais.

3. Preparem-se para as dificuldades

Vocês precisam ter uma reserva de emergência para lidar com qualquer imprevisto. O ideal é que ela represente seis meses do salário de vocês dois — afinal, caso aconteça algo, será preciso segurar as pontas de duas pessoas. Cada um pode contribuir com um valor fixo mensal em uma poupança em conjunto, até chegar ao valor desejado. Então, é só partir para o próximo passo.

4. Sonhem juntos

Existem aqueles objetivos que ficam muito mais gostosos quando se tem uma companhia. Eles deverão ser planejados juntos. Por exemplo, se vocês desejam fazer uma viagem mais cara e longa, façam um orçamento para determinar quais serão os gastos e, de maneira semelhante à reserva de emergência, juntem essa grana em conjunto. A mesma tática vale para sonhos de maior prazo, como comprar uma casa.

Fonte: Fynn Kreuz