1. Sempre peneirar açúcar e farinha antes de preparar algum alimento
2. Tirar congelados do freezer um dia antes. Lembre-se sempre que carnes e peixes precisam ser descongelados na geladeira.
3. Adote o uso do papel toalha para evitar lavar panos de prato.
4. Água estraga a receita. Esta é uma regra básica e que merece atenção, por isso, seque bem a panela e os alimentos em papel toalha antes de começar a cozinhá-los.
5. Atenção aos rótulos.
6. Amassar o alho com a faca e tirar a casca rapidamente com a ponta dos dedos para evitar o máximo possível que o cheiro fique nas mãos. Tire a pontinha do alho com a faca e use um guardanapo para tirar o excesso do tempero, cebola ou qualquer outro ingrediente da faca. Quanto menos contato com o alho, melhor.
7. Escolha a faca certa e sempre use-a com firmeza para que não escorregue e corte os dedos.
8. Preferir o fogo baixo.
9. Aprenda a conversar com a comida e preste atenção nos sinais que a panela dá. Tem que aprender a conversar com a comida. Quando o alho começa a estalar, ele está chamando a cebola para a festa.
10. Temperos desidratados são uma boa opção para ter em casa. São mais práticos e duram mais tempo do que os frescos.
11. Cultivar ervas em pequenos vasos na cozinha é um boa dica para sempre ter ingredientes de fácil acesso.
12. Prefira os azeites de oliva de origem espanhola.
13. Sempre aqueça a panela antes de colocar o azeite de oliva porque ele mantém mais as propriedades se não passar pelo processo de aquecimento.
14. Na hora de escolher o sal, vá sempre na direção do sal marinho. Quanto menos refinado, melhor. Procure conhecer o sal que está comprando, porque hoje infelizmente ainda há muito sal sintético.
15. O sal não deve ser colocado no início do processo de cozimento, junto com o alho e a cebola. Segundo a chef, ele tira a água dos ingredientes, deixando-os mais duros. Se quiser uma carne suculenta, por exemplo, jogue o sal depois.
16. Congelar cebola, cebolinha, ervas e outros temperos pode ajudar na hora da correria, além de mantê-los mais tempo conservados, para quem não costuma cozinhar muito. Compre-os frescos, seque bem com o papel toalha e coloque em pequenos potes no freezer. “De vez em quando, mexa-os para ele não empedrar e virar gelo”, afirma.
17. Procure comprar pimenta a granel e faça uma mistura daquelas que você mais gosta e moa somente na hora de temperar. Isto irá manter as propriedades que ela tem e que ajudam na hora da digestão.
18. Sempre tire o tempero do pote com uma colher. Não aproxime o pote da panela para que o vapor não entre e umedeça o produto.
19. Não tire a comida do micro-ondas antes dele apitar três vezes. Primeiro, porque está em processo de cozimento e, depois, porque as micro-ondas ainda estão sendo liberadas ali dentro.
20. Atenção aos convidados: sempre que receber um convidado ou for cozinhar para alguém, faça algumas perguntas para não errar na escolha do cardápio. Há pessoas alérgicas a camarão, por exemplo.